Educar é..."...mais do que ensinar a ver de uma certa forma. É desejar que se veja de muitas formas". Luis Carlos de Menezes

Ahh! A BIOLOGIA e seus mistérios!

Adoro a Biologia! Sabes porque? Poxa!, tem algo mais intrigante do que perceber que tudo o que sabemos é apenas um pontinho perdido no oceano? Quantos mistérios escondidos em algum lugar neste mundo de meu Deus! Nosso corpo mesmo, é um maravilhoso foco de descobertas emocionantes! Ahhh, Adoro a Biologia! (A tá, eu sei, eu já disse isso! aff...). Como eu desejo ser uma daquelas pessoas que possuem uma memória privilegiada que, em frações de minutos lêem livros inteiros e ainda conseguem absorver uma parcela grande do que leram! Ou quem sabe, uma super-heroina! Então eu empunharia minha espada bem para o alto e diria: Memória do poder! Venha a mim!  :S .... :'( ... É, eu sei, eu "viajo" um pouco, hehehehe, mas estou bem assim! Então já que eu sou somente e tão-somente uma pessoa comum, com uma memória comum, continuo "Caminhando e cantando e seguindo a  canção...", e acreditando que sempre é bom aprender um pouquinho mais.  Bem, aqui vou colocar algumas informações, reportagens e outras coisas que encontro entre uma leitura e outra. Espero que vocês gostem também.

Vou começar postando algumas curiosidades que encontrei na Revista Super Interessante, edição maio 2010, Os maiores mistérios da Medicina, perguntas que a ciência ainda não sabe responder.

MÃO ALIENÍGENA
Ela tem vontade própria e pode até te matar.

Dá pra imaginar quantas situações constrangedoras - ou até perigosas - alguém encararia se, de repente, perdesse o controle sobre uma das mãos. Já pensou se ela resolvesse desrespeitar a namorada de um lutador de jui-jitsu? Parece piada de mau gosto, mas pode acontecer de verdade com pessoas que sofrem de um distúrbio neurológico conhecido como síndrome da mão alienígena.
O problema é conhecido faz tempo, desde 1908. Não se trata de loucura, apenas do resultado de uma falha do cérebro que, aparentemente, pode ser provocada por derrames, tumores cerebrais ou pancadas muito fortes na cabeça. "Os pacientes frequentemente relatam que uma das mãos (o mais comum é que seja a esquerda) começa a se comportar como se tivesse contade própria, agindo de maneira surpreendente e muitas vezes indesejada", afirma o neurologista italiano Sergio della Salla, professor de neurociência da Universidade de Edimburgo, na Escócia. "São movimentos complexos, dirigidos a um determinado objetivo e executados com precisão, ainda que claramente não intencionados." Em casos graves, diz Della Salla, o paciente ppode até tentar se autoestrangular enquanto dorme.
Embora identificada há mais de um século, pouca coisa se descobriu sobre a síndrome até agora. Uma das explicações para o distúrbio pode estar relacionada à - já comprovada cientificamente - independência dos hemisférios cerebrais ( p esquerdo controla o lado direito do corpo e vice-versa). Os defensores dessa tese costumam citar testes feitos na década de 1990 na Universidade da Califírnia, nos quais portadores do distúrbio tiveram os olhos vendados e seguraram objetos facilmente identificáveis pelo tato em cada mão. Com a direita, não encontraram dificuldade para reconhecê-los. Já com a esquerda, o resultado foi oposto - presumivelmente porque o hemisfério direito não conseguiu transmitir a informação para o esquerdo. Essa falha de comunicação estaria na origem da síndrome.
A mão alienígena não tem cura. Mas alguns dos poucos pacientes conhecidos apresentam melhora espontânea - como se o cérebro, subitamente, aprendesse a compensar a disfunção.





DI-DI-DIGA LÁ
O QUE PROVOCA A GAGUEIRA?

Quase 2 milhões de brasileiros )aproximadamente 1% da população) apresentam alguma forma desse distúrbio. Uns repetem sons e síladas ("E-e-era uma vez" ou "Era uma ve-vez"). Outros prolongam os sons ("Era uma vvvvez"). E há também os que sofrem bloqueios na hora de pronunciar as palavras ("Era uma........ vez"). Ao contrário do que diz a sabedoria popular, gagueira não é contagiosa nem é fruto de nervosismo - embora muitos gagos fiquem ansiosos em função de sua dificuldade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), ela provavelmente é causada pelo mau funcionamento de áreas do cérebro responsáveis pela automatização da fala. São os chamados "núcleos de base", que não conseguem ajustar bem o tempo de duração dos sons e das sílabas. De acordo com o especialista britânico David Ward, diretor do Laboratório de Ciências da Linguagem da Universidade de Realing, na Inglaterra, crianças com parentes de 1º grau que sejam gagos têm 3 vezes mais risco de gaguejar também. Essa concentração em famílias indica, segundo Ward, que a gagueira pode ter um componente genético em sua origem. No entanto, mesmo quem tem predisposição só desenvolve o distúrbio ao interagir com o ambiente. Outras causas estariam ligadas a lesões na estrutura do cérebro durante a gestação - falta de oxigênio, prematuridade ou traumatismos, por exemplo.


Related Posts with Thumbnails
MUITO OBRIGADA PELA VISITA. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. VOLTEM SEMPRE. ".
Related Posts with Thumbnails