Educar é..."...mais do que ensinar a ver de uma certa forma. É desejar que se veja de muitas formas". Luis Carlos de Menezes

MINHAS ATIVIDADES

Olá amigos e alunos, tenho certeza que aprendemos com as experiências vividas por outras pessoas, e certamente, muitas atividades vivenciadas agora por muitos, podem encontrar apoio e direcionamento em atividades antes realizadas por outros que já percorreram o mesmo caminho. Sendo assim, deixo aqui, minha humilde contribuição em suas trajetórias.
São trabalhos, resumos e atividades diversas realizadas ao longo de meu percurso como universitária.



ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UMA NOVA ABORDAGEM.

Autoras: Ana Sulivan da Silva Monteiro & Maria Creuza Barreto Castilho.
Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Ao tratar do tema Educação Sexual na Escola, busca-se considerar as dificuldades encontradas pelos profissionais por falta de material didático e capacitação dos mesmos em relação ao assunto. Outro fator relevante pode ser a ausência de participação dos pais na escola que dificulta a interação entre eles e a instituição. Além disso, considera-se o fato da família ter valores conservadores ou alguma crença religiosa que favoreça a permanência de alguns tabus. Acredita-se que os conhecimentos que as crianças trazem de casa são decorrentes de programas de televisão, que vinculam filmes, novelas, erotizando e despertando sua sexualidade precocemente podendo ocasionar prejuízos futuros. Dependendo da convivência no âmbito familiar, bem como em conversas com outras pessoas, tal situação poderá ser revertida. Neste sentido, o papel do educador exerce forte influência na formação e orientação das crianças ao desenvolver a temática de forma clara, contribuindo para que elas aprendam as questões relacionadas à sexualidade de forma natural e não de maneira nociva para sua formação. Objetivou-se com este estudo, desenvolver novas estratégias que venham favorecer o aprimoramento do educador, favorecendo ao educando uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se o método analítico e descritivo para a análise dos dados e a pesquisa de campo foi realizada dentro da abordagem quantitativa operacionalizada através da aplicação de entrevistas aplicadas a 05 (cinco) professores da 5ª série de uma Escola pública de Ensino, localizada na cidade de Belém, Estado do Pará, identificando o nível de conhecimento e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais sobre o assunto em questão. Verificou-se que um dos problemas mais predominantes é a não conscientização dos pais na Educação Sexual de seus filhos, além da falta de capacitação da maioria dos profissionais da área. Outro fator desencadeante é a mídia, que atua de maneira decisiva na formação sexual da criança. Diante da avaliação das entrevistas concluiu-se que a Educação Sexual é um assunto rico, interessante e bastante difícil de ser trabalhado, tanto na família quanto na escola, mas devido sua presença marcante no cotidiano da criança, faz-se necessário a orientação clara e objetiva quanto ao assunto. Espera-se com essa pesquisa poder despertar nos profissionais da educação a busca pela qualificação no processo de ensino da Educação Sexual, já que a mesma adquire relevância na mídia, que exerce uma forte influência no cognitivo da criança, deixando claro que poderá ser dada continuidade a esta pesquisa.

PALAVRAS-CHAVES: Educação Sexual, aprimoramento, aprendizagem, orientação.

 
Oiiii!!!! Voltei. Eu demoro mas volto. O importante é voltar. Nunca abandonar o barco. Retornar ao ponto interrompido...  \o/... Enfim, chega de doidice. Vamos falar sério!!!  Olha, este trabalho que apresento agora, acho muito legal pois foi uma oportunidade de conhecer um dos pontos turísticos mais interessantes de minha terrinha, Belém do Pará, é o Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia, ele possui uma área total de 150.000 m2 (é área pra caramba!!). No total, tem 80% de área verde e o restante são edificações e vias de passeio. Sabes desde quando uma parte da floresta amazônica é preservada neste bosque? Desde o final do século XIX!!! Tem muitas plantas exóticas, espécies animais e vegetais características deste ecossistema. Vale a pena dar uma olhadinha!
Esta é a antrada do bosque, fica pela Avenida Almirante Barroso.








 
 
 
Related Posts with Thumbnails
MUITO OBRIGADA PELA VISITA. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. VOLTEM SEMPRE. ".
Related Posts with Thumbnails