Educar é..."...mais do que ensinar a ver de uma certa forma. É desejar que se veja de muitas formas". Luis Carlos de Menezes

LIBRAS

Olá! Bem, como vocês já devem ter lido no meu perfil (se ainda não leu, volta lá e lê ...>.<), estou fazendo especialização em intérprete de Libras (Lingua Brasileira de Sinais). Só para esclarecer, a Libras é uma das maneiras utilizadas para diminuir a dificuldade de comunicação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas, porém, quando se fala em inclusão social ou escolar, ainda penso que falta muiiiito, repito, muiiiito para que exista inclusão realmente. Foi dado ao deficiente auditivo o direito de frequentar salas de aulas juntamente com alunos ouvintes.... Oooohhhh! grande conquista!... mas... e o professor? e os alunos? e o aluno surdo? que? quando? onde? Ninguém foi preparado para essas mudanças, amigo! Aí, acontece que, o professor olha para o aluno surdo....O.o.... o aluno surdo olha para o professor... O.o... O professor pensa: Tô ferrado!... O aluno surdo pensa: Laranja!. Enfim! A tão magnânime (sei lá o que é isso) inclusão, na verdade, é pura utopia, pois, poucos são os profissionais intérpretes que atuam dando suporte em sala de aula, poucos ou quase nenhum professor de disciplinas diversas sabe como lidar com alunos surdos, e estes, ficam alienados no mundo ouvinte da sala de aula.
Então, pensando nisso, resolvi trazer aqui pequenos vídeos gravados por mim, com algumas aulinhas, muito simples, com a única pretensão de colaborar com a minha, a sua, a nossa, tão sonhada inclusão! Espero que gostem e aprendam os "sinais" que aqui apresentarei, pois aprendizado, nunca é demais.
...................................................................................................................................................................
Até que enfim!!! rsrsrrsrsrss, olá meus queridos alunos e amigos, demorei um pouco para continuar a postar pois minha vida está muito acelerada! Estou preparando a programação de natal de minhas turmas da escola nagib. Eles estão muito entusiasmados e eu estou muito feliz!. Bem, conforme o prometido eis o primeiro vídeo, contendo dez palavras em Libras para que possamos aprender, ok?



POEMA DO SURDO

o teu silêncio é harmonioso
O teu jeito expressivo é muito gostoso.

Sabes sorrir
Sabes chorar
Sabes... É claro,
te expressar!

O teu falar arrepia a gente.
És falante de um sistema linguístico
muito diferente.

Compreender a tua fala,
o teu sentimento,
é muito envolvimento.

Esta língua visual-especial
quero aprender.

Nos ensina... Teu modo de ver
Nos ensina... Sentir e aprender
Nos ensina... saber, sobre as coisas do mundo.
                                      (autor desconhecido)


EXORTAÇÃO AO EXCEPCIONAL

Aceita-me como sou!
Por questão de justiça e não de caridade.

Torna-me um ser útil,
porque de esmolas não quero viver.

Livra-me da ignorância e da dependência,
pelo teu dever de cidadão.

Põe nos meus lábios
a luz de um sorriso
e não a sombra tristonha do medo.

Ajuda-me a não ser tão pesado
aos meus pais queridos,
fazendo a minha reintegração na sociedade.

Reflete que as ilusões que cercaram o meu nascimento
são as mesmas que teus pais sonharam.

Desperta com o teu afeto a minha mansidão
contra a agressividade que avassala.

Olha-me, sou humano, como você!
                              (autor desconhecido)


"As mãos rompem o silêncio
e fazem a comunicação
de quem não ouve,
mas vê,
sente e
se emociona."

Related Posts with Thumbnails
MUITO OBRIGADA PELA VISITA. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. VOLTEM SEMPRE. ".
Related Posts with Thumbnails