Educar é..."...mais do que ensinar a ver de uma certa forma. É desejar que se veja de muitas formas". Luis Carlos de Menezes

CARPE DIEM

Pretendo expor a vocês alguns trabalhos que desenvolvi durante minha trajetória como universitária, e outros, que surgiram em datas especiais. São momentos e idéias que não devem se perder no tempo, além de que, certamente, podem servir de inspiração a outros professores em suas atividades. Então, vamos começar!
Ontem, dia 11 de setembro, a instituição onde estuda minha filha Natasha, promoveu Feira da Cultura, onde a equipe na qual ela participa, defendeu o tema: Criaturas Místicas da Mitologia Européia.
Este é o cenário montado pela equipe para a apresentação: um painel grande ilustrando alguns dos mitos europeus como, cíclope, o anão guerreiro, o lobisomen, gnomos, a fênix, o unicórnio, a sereia e o tesouro ao final do arco-iris, duas mesas cobertas com TNT preto todo pintado com bruxas, vampiros e etc..., uma vassoura feita de isopor e um pote de ouro do fim do arco-íris (onde tinha bombons que eram dados aos visitantes) e um caldeirão da bruxa. 
Todos estavam vestidos conforme o ser mitológico que representavam: o elfo, o deus netuno, a bruxa, a fada, a harpia, o duende, o vampiro e a maga (que está de capa vermelha e cajado amarelo e por sinal, é minha filhinha Natasha, rsrsrsr).
O professor que os avaliou provocou um "momento êpa" (explicando o significado: momento de tensão, pressão, susto, medo, etc, etc), pois após os elogios e outros blá, blá, blás... ele fez uma única pergunta: Qual a importância social para que o povo europeu tivessem criado os seres misticos? ...O.o... Nooossssaaa!!! Mas! porém! contudo! todavia e entretanto! A harpia (que merece destaque por tamanha façanha) após um pequeno momento de introspecção... respondeu: "Os seres mitológicos foram criados para explicar fenômenos inexplicáveis" Ohhhhh! que lindo! Então, o professor, nada mais tendo a declarar, deu-lhes um maravilhoso... DEZ!  

Quando minha filha Natasha compretava 08 anos, resolvi presenteá-la com algo diferente. Então convidei algumas amigas da faculdade (na época eu estava no primeiro ano de pedagogia... Bem, alguns devem estar se perguntando: Como ela fez faculdade de pedagogia, se ela é formada em Biologia? O.o ....Enfim, depois eu explico essa parte, prometo.) e preparamos uma peça teatral que apresentava A História dos Três Porquinhos, em nossa versão (é claro!), então nos transformamos nos três porquinhos, no lobo mal, fizemos pinturas na parede para representar a floresta. As casas dos porquinhos, fizemos de papelão... ficou lindo!

A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS

Era uma vez três porquinhos: Touçinho, beiconzinho e charquezinho, que cansados da vida agitada da cidade, resolveram se mudar para a floresta:
- Quanta poluição!
- Muita agitação!
- É muito barulho!
Então, os três trouxas pegaram suas trouxinhas e....
- Heeeiii!!!! (os três porquinhos juntos e brabos)
Hoo! Desculpe! Então Touçinho, Beiconzinho e Charquezinho pegaram seus bagulhos e foram para a floresta:
- Lê, lê, lê, lê....... (música da novela A Escrava Isaura)
Chegando lá, ficaram encantados:
- Quanto ar puro!
Então Touçinho, que era o mais esperto e trabalhador dos três, tratou de determinar:
- Vamos construir nossas casinhas!
Charquezinho que era muito folgado, nem ligou: Construiu bem rápido uma casa de palha e foi tocar seu violão.
Beiconzinho que só queria saber de dormir.... (aham, aham)... Beiconzinho, que só queria saber de dormir.... (o porquinho está deitado no chão, vestido de pijama e pantufa)
- Acorda moleque! (gritam juntos os outros porquinhos e o assustam)
Até que ele construiu uma casa melhorzinha, de madeira, bem quentinha e boa para dormir!
Porém, Touçinho pensou:
- Vou construir uma casa de tijolo, assim, vou estar bem protegido de qualquer perigo.
Assim, construiu uma linda casinha de tijolos, confortável e forte. Porém, mal eles sabiam que por perto, andava um grande e gordo lobo mal:
- Sinto cheiro de porquinho!!!
Andou pra cá, andou pra lá.... até que encontrou nosso folgado Charquezinho, que continuava tocando seu violão.
- Ah, Ah!! Eu sabia que tinha porquinho aqui!!! Mas... antes de pegá-lo, devo saber como vou comê-lo: assado, cozido ou frito?                    ( lobo mal pergunta para a platéia, que responde)
- Então eu vou comê-lo .........!                (ele completa de acordo com a resposta da platéia)
Mas quando Charquezinho avistou o lobo mal que vinha correndo, desesperado, entrou em casa e começou a tremer!       (o porquinho balança a casinha)
O lobo mal gritou:
- Abra logo essa porta! Senão eu vou soprar, soprar, soprar e essa casa de palha eu vou derrubar!!!
- Vamos ajudar o lobo mal a derrubar a casinha? Quando eu soprar, vocês também sopram, ok?   (o lobo mal convida as crianças presentes para participar)
Então o lobo mal começou a soprar, soprar, soprar e, pobre porquinho!!! Lobo mal derrubou rapidamente sua casinha e Charquezinho correu desesperado para a casa do Beiconzinho!
- Ahhhh, socorro moleque!!! O lobo mal quer me pegar!!!!
Assim, ficaram os dois tremendo de medo atrás da porta da casa de madeira. Quando o lobo mal chegou, olhou pela janela e viu os dois porquinhos escondidos e tremendo. Sua enorme boca se encheu de água e ele disse:
- Nooosssaaa!! São dois porquinhos! Bem.... um eu vou comer....... Mas como eu vou comer o outro? Assado, cozido ou frito? (novamente o lobo pergunta para a platéia)
- É isso! Vou comê-lo ..........!
Então o lobo mal gritou:
- Abram logo essa porta! Senão eu vou soprar, soprar, soprar, e essa casa de madeira eu vou derrubar!!!
Como os porquinhos, de tão assustados, não paravam de tremer e nem abriam a porta, o lobo mal começou a soprar, soprar, soprar e, (pobres porquinhos!) O lobo mal, depois de muito esforço, derrubou a casinha de madeira.
Quando ele estava quase pegando os porquinhos para comê-los, eles conseguiram fugir e correram para a casa do Touçinho, que estava, como sempre, trabalhando.
- Manooooo!!!! Maaannuuuooooo! Tem um lobo mal que quer nos comerrr!!!!
- Corram para dentro, rápido!!! Aqui ele não vai nos pegar!
Lobo mal, já muito cansado e faminto, estava com muita raiva. Olhou pela fechadura da porta e viu que eram três suculentos porquinhos e disse:
- Hoje é meu dia de sorte! São três porquinhos! Mas, um eu vou comer......, o outro eu vou comer.... E esse agora? Como eu vou comer? Assado, cozido ou frito? (a platéia responde)
- É isso mesmo! Vou comê-lo.........!
- Abram essa porta, que eu já estou cansado! Senão eu vou mandar meus ajudantes soprar, soprar, soprar e essa casa eu vou derrubar!
O porquinho touçinho que, além de trabalhador, era muito corajoso, disse:
- Quero ver você derrubar essa casinha! Seu lobo mal vesgo!
Então, o lobo mal, muito brabo, pois foi ofendido, começou a soprar, soprar, soprar, soprar..... E a casinha de tijolos, ele não conseguiu derrubar!!               (o lobo mal cai no chão e seus ajudantes também)
Assim, nosso lobo mal, cansado e faminto, resolveu virar vegetariano e nunca mais se ouviu falar dele.   (nesse momento o lobo mal pega alguns legumes e finge comê-los).
...................... Fim .........................

Eu estava terminando a faculdade de Biologia, em fase de vivenciar o Estágio regencial, ou seja, aquele no qual os universitários devem ministrar aulas a alunos da escola na qual estão estagiando. Pois bem, ao final do estágio, para fechar mais esta fase, eu e minha amiga Creuza, deveriamos preparar uma palestra e apresentar aos alunos. Escolhemos o tema Sexualidade que, embora seja um assunto "batido", porém é sempre atual, pois a juventude sempre se renova.
Como íamos palestrar para turmas da 8a série, resolvi pedir à minha filha Natasha (que desenha super bem) que fizesse uma historinha sobre o assunto. A intensão era, após a explanação, entregarmos às crianças cópias das revistinhas. Eis aí a estorinha:
  

Aqui apresento outro trabalho realizado pela equipe de minha filha Natasha. A professora de Português solicitou que os alunos fizessem um curta metragem de uma das crônicas do livro: Mitos e lendas da américa latina e caribe. A equipe escolheu a crônica Os cavalinhos de sete cores. Bem, fiquei impressionada com a espontaneidade e criatividade desses jovens! Confira o vídeo hilário que eles criaram:




Outro trabalho interessante realizado pela equipe de minha filha Natasha:


Esta atividade que apresento agora foi realizada em turmas com alunos da 6a série, durante meu estágio regencial. O tema em questão é A Sexualidade e a atividade se chama "Sentimentos em Balões". Vale a pena desenvolver poi o resultado é surpreendente e exclarecedor. Vou explicar para vocês:

                           SENTIMENTOS EM BALÕES         

1. balões coloridos, fita crepe, fichas com as palavras temas, canetas hidrocor.
2. Escreva nas fichas algumas palavras que transmitam sentimentos bons e ruins sobre o tema sexualidade.   Sugestões: conscientização, responsabilidade, saúde, prazer, amor, nojo, preconceito, irresponsabilidade, vergonha, violência.
3. Estas fichas devem ser coladas nos balões coloridos cheios.
4. Fixar aleatoriamente os balões no quadro, de modo que as palavras não fiquem visíveis.
5. Incentivar os alunos a irem até o quadro para escolher um dos balões coloridos.
6. O aluno deve explicar o sentimento escrito na ficha.
7. Se o sentimento for ruim, o aluno estoura o balão e joga no lixo.
8. Se o sentimento for bom, o aluno fixa a ficha no quadro e o balão ao redor formando um grande coração. (previamente o(a) professor(a) deve desenhar um grande coração no quadro para servir de guia aos alunos).
9. Para fechar a atividade o professor deve levantar um debate: Porque o tema sexualidade levanta tantos sentimentos?

Ao final os alunos estavam motivados a exclarecer suas dúvidas, que eram muiiiiitass!!! Legal não é? 

Em sala de aula, uma das diversas funções do professor é proporcionar e estimular um ambiente que favoreça a desinibição, deixando os alunos bem à vontade para uma reflexão sobre as principais dúvidas a respeito de vários assuntos. Sendo assim, outra atividade legal e que tem a finalidade de sondar os alunos sobre seus questionamentos a respeito do tema Sexualidade é a seguinte:

A CAIXA DAS DÚVIDAS
Material: uma caixa de sapato forrada com papel de presente, com dizeres nas laterais "Caixa das dúvidas". Fazer uma abertura na tampa da caixa para que as perguntas realizadas pelos alunos possam ser depositadas.

É fundamental estarem à vontade para fazerem quantas perguntas desejarem, deixando com a eles a decisão de se identificar ou não.
Ao final de todo o projeto realizado com as turmas, passei a exclarecer vários dos questionamentos depositados na "Caixa das dúvidas".
Confesso que minha surpresa foi imensa diante das diversas perguntas ali encontradas! Aqueles alunos viviam cercados de preconceitos, tabus e imaginações incríveis sobre o tema! Algumas perguntas me fizeram rir, outras nem tanto, porém, com certeza vocês vão concordar comigo que os adolescentes precisam ser orientados em suas descobertas da sexualidade.
Exponho agora, algumas das indagações depositadas na Caixa das dúvidas, surpreenda-se:

Porque os pelos crescem nas meninas e nos meninos?

O homem e a mulher podem ter filhos só se beijando?  *-*

A menina menstrua, e o menino? 

Gostaria de saber porque as meninas quando estão com TPM ficam com raiva e dor?

Gostaria de saber porque tem meninas que menstruam com 09 anos e outras só com 10 anos?

Porque as vezes, a nossa menstruação atrasa?
Como a gente sabe que perdeu a virgindade?

O que a gente faz quando tem uma espinha no rosto?   =D

Porque a mulher tem seios e o homem não?  =O

Gostaria de saber porque hoje em dia não é somente o homem que deve se prevenir?

Gostaria de saber a diferença entre AIDS e Gonorréia?

É verdade que os homens tem chances de menstruar?   \o/ /o/ \o\ \o/

Quando tenho certeza que estou pronto para ter relação sexual?   XD

Porque as mulheres, as vezes, querem virar homem ou sapatão?   T-T

O homem pode transar com outro homem?

Interessante não é? Perceberam quantas indagações, tantas dúvidas e confusões nas mentes de nossos adolescentes? Bem, por esse motivo sempre pensei ser impressendível a participação intensa dos pais em reuniões nas escolas, com finalidade de exclarecer e direcioná-los, pois muitos deles não sabem como lidar com os questionamentos de seus filhos, e muitos até, tratam tais assuntos como tabus fazendo o medo e o desconhecimento crescer na mente e na vida de nossos jovens.    Tchau! Depois eu volto!



Oláaaa!!!!!! Eu demoro mas volto!!! Como disse, estou envolvida com preparativos para o natal da escola Nagib!!! Pois é..... Um dia desses estava eu na escola Ferrari, em Marituba, quando escutei uma conversa entre dois outros professores (não que eu seja mexeriqueira ou curiosa, e sim pelo único fato de eu possuir dois ouvidos muito bons, viu?... ), enfim, o papo era o seguinte:

- Um professor de História passou uma atividade para a turma e orientou para que fosse realizada manuscrito.
- Na aula seguinte, uma aluna, muito preocupada, veio até à mesa do professor e perguntou como ela poderia fazer a atividade pois ela não tinha irmão (?!!???)
-O professor não entendeu e disse a ela que a atividade era para ELA fazer e não o irmão dela.
- Mas a aluna insistiu: Mas o senhor disse que queria o trabalho MANUS crito....  \\Oo//

Kakaakakakakkkakakakakak, juro que foi verdade!!!!!!!! Aiiiii meu Deussss!!!!


Estou lendo um livro muito interessante do autor Roberto Lopes, chama-se O livro da bruxa. O nome é um tanto assustador, mas acreditem, neste caso aqui, cabe aquela tão repetida frase: Calma amor, não é o que você está pensando!. Logo nas páginas iniciais encontrei um texto que me tocou profundamente e me fez refletir sobre algumas coisas da vida. Ei-lo para vocês:

A ESCOLA DE PINTURA
Outro dia um amigo me perguntou o que eu acho que é a vida.
resposta difícilm não é?
Vou contar como respondi.

Imagine uma escola de pintura. Ao entrar, você recebe uma tela em branco e encontra vários alunos pintando. Muitos estão trabalhando há anos, e os quadros são de todos os tipos, desde obras maravilhosas até telas completamente destruídas. As tintas, os pincéis e os materiais de pintura estão espalhados pela sala, alguns bem acessíveis, outros em locais difíceis. Apesar de ser uma escola, não há professores. É tudo por sua conta.

O que você faria nessa situação? Pegaria qualquer pincel e simplesmente espalharia tintas em sua tela? Observaria os que estão trabalhando e tentaria imitar alguém talentoso? Juntaria sua tela à de outras pessoas e pintaria um grande painel em equipe? Tentaria criar uma obra original e aprender com seus próprios erros? Utilizaria apenas os materiais mais acessíveis ou batalharia para conseguir também os mais difíceis?

Volto a perguntar, o que você faria?

Na minha opinião, a vida é como esta escola de pintura. As pinceladas são as nossas ações.
Às vezes, damos pinceladas de mestre. Usamos o tipo certo de pincel, a mistura correta das cores e movimentos precisos. São as nossas boas ações. Aquelas que nos fazem dormir tranquilos e com um sorriso nos lábios.

Outras vezes, borramos todo o nosso quadro e pensamos: "Argh! Estraguei tudo. Não tem mais jeito". Desejamos até jogar a tela fora e parar tudo. Vamos dormir arrasados e querendo morrer.

É nesta hora que precisamos lembrar da escola de pintura. Não se desespere. Por mais borrado que seu quadro esteja, você sempre pode pegar um pincel limpo, as tintas certas e pintar por cima.

Se você disse algo ruim para alguém, peça perdão. Se fez algo que não deveria, volte lá e conserte. Se deixou passar uma oportunidade de elogiar, procure a pessoa ou pegue o telefone e faça o elogio.
Se teve vontade de acariciar alguém e não o fez, faça-o na próxima vez que encontrá-lo e diga-lhe apenas que está acertando seu quadro - tenho certeza de que você será compreendido.

A única coisa que você não deve fazer é deixar os borrões aparecendo. Não interessa quão antigos eles sejam. Se estiverem lá, corrija-os. É corrigindo que aprendemos a não cometê-los e nos tornamos artistas cada vez melhores.

Fazendo assim, não importa se teremos mais duzendos anos ou apenas mais um dia para nossa pintura. Quando formos chamados para expô-la, ela estará perfeita. Talento, tenho certeza, todos nós temos.

Dia 11.01 acompanhei alguns alunos à Igreja Católica da Natividade, no bairro do sideral, aqui em Belém do Pará, para registrar uma apresentação teatral muito interessante intitulada A batalha dos anjos, idealizada pelo professor de catequese, senhor Ronaldo. 
Esta peça faz a encenação dos conflitos pelos quais passam os jovens durante sua fase de formação moral e social. Trata-se da luta que é travada diariamente, dentro de cada um de nós, entre os sentimentos bons e os maus, sendo que, em todos os momentos, sempre está Jesus, nos mostrando o caminho da salvação. Observem como esta apresentação é profunda.



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MUITO OBRIGADA PELA VISITA. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. VOLTEM SEMPRE. ".
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